Ministro dos Negócios Estrangeiros de Javier Milei demite-se a dias das eleições
Gerardo Werthein vinha sendo criticado após polémico acordo de 'resgate' anunciado por Donald Trump à Argentina.
A poucos dias de umas eleições decisivas, o ministro dos Negócios Estrangeiros argentino, Gerardo Werthein, entregou a sua demissão a Javier Milei. A decisão, avançada pela imprensa argentina já oficialmente confirmada, surge no seguimento do acordo de ajuda financeira ao país anunciado por Donald Trump, que motivou críticas ao governo.
Werthein, que já foi embaixador argentino nos EUA, foi particularmente visado nos últimos dias, acusado de ter responsabilidade na declaração do presidente norte-americano de que o apoio, sob a forma de um 'swap cambial' bilateral de 20 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual), estaria dependente de quem vencesse as eleições legislativas deste domingo.
O sucessor do atual ministro ainda não é conhecido, mas tudo aponta que a escolha vá recair sobre Nahuel Sotelo, atual secretário de Estado do ministério, de apenas 30 anos.
Wertheim manter-se-á em funções até segunda-feira, dia após umas eleições que se afiguram decisivas para Milei. Isto porque, caso a oposição socialista ao atual chefe-de-estado consiga uma maioria dos lugares no Parlamento, tal poderá por em risco o programa de reforma económica do auto-proclamado 'anarco-capitalista'.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt