Morreu Ai, a chimpanzé que contava, identificava cores e pintava
Primata com notáveis habilidades cognitivas tinha 49 anos e morreu no Japão devido à idade avançada e falência de órgãos.
Ai, uma chimpanzé que ficou famosa pelas suas extraordinárias habilidades cognitivas, morreu aos 49 anos, informou o instituto japonês onde vivia.
O Centro para as Origens Evolutivas do Comportamento Humano da Universidade de Kyoto revelou que Ai morreu no dia 9 de janeiro devido à idade avançada e a falência de órgãos. Estava rodeada por funcionários no momento da sua morte.
Ai Weiwei nasceu na África Ocidental e chegou ao instituto japonês em 1977. Cedo mostrou habilidades cognitivas acima do normal e, entre as descobertas notáveis ??do instituto, estava o facto de ser capaz de entender números, identificar cores, além de reconhecer caracteres chineses.
Quando Ai tinha 18 meses, os tratadores deram-lhe um teclado especial ligado a um computador, um sistema usado para estudar a memória e a aprendizagem da chimpanzé.
Aos cinco anos, Ai já entendia os números de um a seis e foi capaz de identificar o número, a cor e o objeto de 300 tipos de amostras, de acordo com um artigo científico de 1985 de Tetsuro Matsuzawa, responsável pelo Projeto Ai.
Ai também gostava de desenhar e pintar, e fazia rabiscos em folhas de papel sem precisar de ser motivada por recompensas alimentares.
O portal de notícias japonês Kyodo noticiou há uns anos que, para escapar a outro primata, Ai usou a chave para abrir a jaula e fugir.
Segundo o Centro para as Origens Evolutivas do Comportamento Humano, os estudos com Ai ajudaram a estabelecer “uma base experimental para compreender a mente do chimpanzé, fornecendo informações cruciais para a evolução da mente humana”.
“Ai era muito curiosa e participava ativamente destes estudos, revelando pela primeira vez diversos aspetos da mente do chimpanzé”.
Em 2000, Ai deu à luz um filho, Ayumu, que também é conhecido pela sua memória notável.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt