Morreu o estilista Valentino Garavani
Fundadador da famosa marca Valentino tinha 93 anos.
O estilista italiano Valentino Garavani morreu aos 93 anos, esta segunda-feira. O fundador da conhecida marca Valentino, vivia uma vida recatada nos últimos anos, depois de ter deixado a empresa em janeiro de 2008, ao completar 45 anos de carreira.
Valentino Clemente Ludovico Garavani nasceu em Voghera, na província italiana de Pavia, a 11 de maio de 1932, mas viveu a maior parte da sua vida em Roma. Ganhou notoriedade a partir da década de 1960 pela elegância dos vestidos de gala e pelo tom de vermelho que batizou com o seu nome - o 'vermelho Valentino'. Segundo o Il Post, todas as coleções do estilista incluíam um vestido do famoso tom de vermelho.
Ao longo da carreira, feita sobretudo nas passereles de Paris, Valentino, que tinha o vermelho como cor de eleição, vestiu várias figuras públicas, como Jackie Kennedy, Elizabeth Taylor, Julia Roberts, Sharon Stone, Jessica Lange, Sophia Loren e Rânia da Jordânia.
Em 1998, vendeu a marca Valentino à Hdp, de Maurizio Romiti. Quatro anos depois, a Valentino passava para as mãos do grupo Marzotto.
Em 2012, a casa de moda Valentino foi adquirida pelo grupo Mayhoola for Investments, sediado no Qatar e ligado à 'sheika' Mosa bint Nasser.
Depois de Valentino, a direção criativa da marca ficou a cargo de Alessandra Facchinetti, Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli e, atualmente, Alessandro Michele.
A morte de Valentino Garavani foi anunciada pela fundação com o mesmo nome, na rede social Instagram, que indica que o estilista morreu em casa, rodeado dos seus entes queridos. Na mesma publicação, a fundação adianta ainda as datas das cerimónias fúnebres. O velório acontecerá esta quarta e quinta-feira, na Piazza Mignanelli, e o funeral tem lugae na Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, em Roma, às 11h00 de sexta-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt