Morreu o senador norte-americano John McCain aos 81 anos

O senador norte-americano não resistiu a um cancro no cérebro.

26 de agosto de 2018 às 01:29
John McCain Foto: Jonathan Ernst/Reuters
O senador republicano John McCain Foto: Marko Djurica/Reuters
Senador norte-americano John McCain Foto: Chris Usher/Reuters

1/3

Partilhar

John McCain morreu este domingo aos 81 anos, avança a Sky News.

O senador norte-americano decidiu parar os tratamentos contra o glioblastoma, forma de tumor maligno no cérebro, detectado em julho de 2017 e que o levou a ser operado em Abril deste ano.  

Pub

"O senador estava com a sua mulher Cindy e a sua família quando acabou por morrer", disse o gabinete de comunicação de McCain.

Candidato à presidência dos EUA em 2008, venceu a disputa pela vaga republicana com Mike Huckabee, Rudolph Giuliani e Mitt Romney. Mais tarde, perdeu a corrida à Casa Branca para o vencedor das primárias do Partido Democrata, Barack Obama.

Pub

Prisioneiro de guerra no Vietname, John McCain foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Representantes em 1982. É senador desde 1987 e, atualmente, um dos mais fortes opositores do actual presidente dos EUA.  

Tal como o pai e avô, almirantes de quatro estrelas, John McCain dedicou-se a servir o país: primeiro como piloto de caça e depois como político.

Em 1967 o seu avião foi abatido durante uma missão de bombardeamento no norte do Vietname. John McCain, gravemente ferido com fraturas nos dois braços e no joelho direito, é detido pelas forças vietnamitas e passa mais de cinco anos como prisioneiro de guerra, até 1973.

Pub

Donald Trump reagiu através do Twitter

"A mais profunda simpatia e respeito para a família do senador John McCain. "Os Nossos corações e orações estão convosco!", escreveu Donald Trump na sua conta oficial da rede social Twitter.

Ex-Presidentes dos EUA enaltecem figura de John McCain

Pub

Os ex-Presidentes dos Estados Unidos Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton consideraram o senador republicano John McCain, que morreu no sábado, um grande político, homem e patriota.

"John McCain e eu fomos membros de gerações diferentes, viemos de contextos completamente diferentes e competimos no nível mais alto da política. Mas compartilhamos uma fidelidade a algo superior: os ideais pelos quais gerações de americanos e imigrantes lutaram, combateram e se sacrificaram", afirmou Barack Obama, 44.º presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017, que venceu em 2008 a corrida à Casa Branca contra McCain.

"Poucos de nós foram testados da maneira que John foi, ou precisámos mostrar o tipo de coragem que ele demonstrou", declarou Obama.

Pub

"McCain era um homem de profunda convicção e um patriota ao mais alto nível", sublinhou George W. Bush."Frequentemente deixava de lado o partidarismo para fazer o que achava melhor para o país", disse Bill Clinton, que ocupou a presidência norte-americana entre 1993 e 2001. "Ficarei sempre grato pela sua liderança durante os nossos esforços bem-sucedidos para normalizar as relações com o Vietname", acrescentou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar