Morte do pónei de Ursula von der Leyen trama lobos europeus

Comissão Europeia propôs, sexta-feira, uma alteração ao estatuto dos lobos, de “estritamente protegidos” para apenas “protegidos”.

09 de março de 2025 às 01:30
Ursula von der Leyen Foto: Johanna Geron/Reuters
Partilhar

A morte de Dolly, o pónei da presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, num ataque de um lobo em 2022 num estábulo da sua casa na Baixa Saxónia, Alemanha, pode ter sido fatal para os lobos europeus.

Depois de ter sido reduzida até quase à extinção, a população de lobos na Europa recuperou, mas enfrenta agora nova ameaça. Isto porque a CE propôs, sexta-feira, uma alteração ao estatuto dos lobos, de “estritamente protegidos” para apenas “protegidos”. Caso a medida seja aprovada, cada Estado-membro poderá fazer “a gestão das populações locais”, tomando medidas “adaptadas às circunstâncias regionais”, afirmou a CE, que justificou a decisão com a necessidade de proteger os criadores de gado. A ‘World Wildlife Fund for Nature’ alertou que enfraquecer a proteção do lobo “é um grave passo em falso, desprovido de qualquer base científica”.

Pub

A associação ambientalista acusa a CE de ignorar “apelos de mais de 300 organizações da sociedade civil” e de apoiar “decisões politicamente motivadas”, relacionando a proposta com a morte do pónei de Von der Leyen. A WWF critica ainda o Governo português por ter apoiado a proposta da CE.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar