Moscovo vai encerrar o último consulado polaco na Rússia
Trata-se de uma resposta à decisão das autoridades polacas de encerrar o último consulado russo em funcionamento na Polónia.
A Rússia vai encerrar o último consulado polaco em funcionamento na Rússia, localizado em Irkutsk, na Sibéria, em resposta ao anúncio da semana passada sobre o encerramento do último consulado russo na Polónia.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia informou, esta quinta-feira, o embaixador polaco sobre o encerramento do consulado a partir do final do ano.
Trata-se de uma resposta à decisão das autoridades polacas de revogar, a partir de 23 de dezembro, o acordo para o funcionamento do consulado geral da Rússia em Gdansk, Polónia.
O Governo de Varsóvia anunciou na semana passada que vai encerrar o último consulado russo em funcionamento na Polónia, em Gdansk, após a sabotagem de uma linha férrea, que as autoridades polacas atribuíram à Rússia.
Varsóvia identificou dois cidadãos ucranianos suspeitos de agirem a soldo de Moscovo e que causaram danos numa linha férrea crucial para o transporte de armas, passageiros e mercadorias para a Ucrânia.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse ainda que a decisão das autoridades polacas de encerrar o consulado em Gdansk foi "uma medida abertamente hostil e injustificada", tomada "sob um pretexto absurdo".
Após as medidas recíprocas, as únicas missões diplomáticas que restam entre os dois países são a embaixada russa em Varsóvia e a embaixada polaca em Moscovo.
As relações entre Varsóvia e Moscovo sempre foram tensas, mas deterioraram-se significativamente após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, com a Polónia a tornar-se um dos principais aliados de Kiev.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt