Mulheres desfilam pelo direito de amamentar em público
O bloco de carnaval brasileiro "Adeus Amélia" reivindica igualdade.
Centenas de mulheres de todas as idades fizeram na noite de segunda-feira, no centro da cidade brasileira de Fortaleza, um desfile exclusivamente feminino onde, além de se divertirem como qualquer outro folião , falaram de coisas sérias. Concentrando-se na Praça José Bonifácio, o bloco "Adeus Amélia", uma alusão ao nome popularmente associado à mulher que abdica da sua própria vida e de carreira para cuidar dos filhos e do marido, percorreu diversas ruas da cidade, entre aplausos e comentários de quem, nos passeios, apoiava ou discordava das reivindicações.
No desfile, as foliãs exigiram, entre outros, o direito de qualquer mulher poder amamentar em público, inclusive nas ruas, nos transportes e até nos centros comerciais, um movimento que ganha cada vez mais adesões no Brasil. Entre as outras reivindicações, o bloco "Adeus Amélia" também reivindicou mais atenção das autoridades em relação à violência contra as mulheres, bem como direitos iguais para homens e mulheres no acesso a oportunidades de trabalho, cargos e educação, entre outros.
O evento, uma mistura de folia carnavalesca e manifestação política, foi apoiado por entidades de defesa da mulher e até por alguns órgãos públicos de promoção das mulheres, e as participantes tiveram que se inscrever préviamente e fornecer dados pessoais à organização, para evitar a presença de provocadoras ou foliãs que pudessem ocasionar problemas. O desfile do "Adeus Amélia" já é tradicional em Fortaleza e é sempre aguardado com expectativa, apesar dos olhares desconfiados de alguns homens da capital cearense, que fica no nordeste do Brasil, uma região onde o machismo ainda predomina.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt