Mulheres protestam em minissaia

Manifestação contra assédio dos homens no Rio de Janeiro.

minissaia, protesto, mulheres Foto: Timur Emek/Getty Images
Partilhar

Já foi vítima de assédio sexual?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Já foi vítima de assédio sexual?

Um grupo de mulheres da cidade brasileira do Rio de Janeiro vai usar uma "arma" minúscula mas poderosa para protestar no próximo domingo, Dia Internacional da Mulher, contra o assédio de homens a mulheres que usam roupas curtas. O sexo feminino vai fazer um protesto junto ao Posto 4, em Copacabana, zona sul da capital fluminense, usando minissaia.

Pub

Renata Rodrigues e Débora Thomé, as jornalistas que estão à frente da iniciativa, afirmaram que a ideia é lutar pelo direito que as mulheres têm de se vestir como quiserem, inclusive com roupas curtas, sem que tenham de passar pelo constrangimento de serem assediadas ou até mesmo atacadas por homens. As jornalistas já conseguiram diversas adesões, entre as quais as colegas de escola de uma menina de 16 anos que foi atormentada, na passada terça-feira, dentro de um autocarro dos transportes coletivos do Rio de Janeiro por um homem de 54 anos que se sentou ao seu lado e lhe colocou as mãos por baixo da saia do uniforme escolar.

As duas jornalistas são também as responsáveis pelo bloco carnavalesco carioca "Mulheres Rodadas", que satiriza comportamentos machistas e que, no desfile de Carnaval deste ano, reuniu mais de duas mil pessoas pelas ruas do Rio de Janeiro. Renata e Débora adiantam que o protesto de domingo é aberto a todos os que são contra o assédio a mulheres que usam roupas curtas, inclusive a homens que queiram solidarizar-se com o sexo feminino, desde que estejam presentes na manifestação usando, eles também, minissaia.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar