Narges Mohammadi, Nobel da Paz em 2023, detida de forma violenta no Irão
Ativista tinha sido libertada há um ano por motivos de saúde.
A laureada com o Prémio Nobel da Paz de 2023, Narges Mohammadi, foi detida no Irão, onde se encontrava em liberdade provisória por motivos de saúde, anunciou esta sexta-feira a fundação iraniana criada em seu nome.
"A Fundação Narges Mohammadi anunciou ter recebido informações credíveis de que Narges Mohammadi foi violentamente detida pelas forças de segurança e pela polícia há cerca de uma hora, durante a cerimónia do sétimo dia em memória de Khosrow Alikordi", um advogado falecido na semana passada, indicou o comité por volta das 13h00 de Lisboa.
A advogada francesa de Narges Mohammadi, Chirine Ardakani, confirmou igualmente a informação à agência noticiosa France-Presse (AFP).
Mohammadi, de 54 anos, recebeu o Nobel da Paz em 2023 quando estava na prisão. Mas, em dezembro do ano passado, foi-lhe concedida uma liberdade temporária para tratar de questões de saúde.
A ativista tem liderado nos últimos anos a luta histórica das mulheres no Irão contra a opressão do atual regime. Já foi presa diversas vezes, e no total, condenada a 31 anos de prisão e a 154 chicotadas.
Em 2023, quando recebeu o Prémio Nobel da Paz, o comité justificou a escolha pela "luta para promover os direitos humanos e a liberdade de todos".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt