NASA deteta elevados níveis de metano e suspeita de vida alienígena recente em Marte

Dados recolhidos são animadores para os cientistas, apesar de serem ainda muito prematuros.

24 de junho de 2019 às 10:40
Marte Foto: Twitter
Marte Foto: Twitter

1/2

Partilhar

O veículo de exploração espacial da NASA - apelidado de Curiosity - detetou elevados níveis de gás metano na superfície de Marte, indicando a possível presença de vida alienígena no Planeta Vermelho.

O Curiosity detetou 21 partes por bilião de unidades por volume de metano, sendo esta a maior quantidade alguma vez medida durante a missão, segundo revela a NASA. Ou seja, em cada volume de ar em Marte existe um bilionésimo de volume de metano.Os cientistas estão entusiasmados com a descoberta porque a vida microbiana - relativa aos micróbios - é uma importante fonte de metano na Terra, por isso pode ser um sinal de que existem micróbios em Marte há pelo menos cem anos.

Pub

Além disso, a descoberta do gás é significativa porque na Terra o metano é geralmente produzido por seres vivos. A luz solar e as reações químicas destroem as moléculas de metano em poucos séculos, portanto, qualquer metano detetado agora foi libertado há relativamente pouco tempo.

No entanto, o metano também se pode desenvolver através de processos geológicos. O veículo Curiosity não possui instrumentos que possam dizer definitivamente qual é a fonte desta descoberta.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar