NATO fecha acordo histórico: Países comprometem-se com 5% do PIB em Defesa até 2035
Texto final faz ainda referência - e é mesmo o primeiro ponto - à garantia de que todos os aliados estão comprometidos com o artigo 5 da NATO.
Os aliados da NATO fecharam o acordo, em Haia, que vai prever o aumento do investimento em Defesa para 5% do PIB de cada país ao longo dos próximos anos. Os membros da NATO assumem o compromisso "de investir 5% do PIB anualmente" até 2035.
O texto final da Cimeira em Haia, nos Países Baixos, explica que o investimento é feito em duas rubricas. 3,5% para investimento direto em armamento e Defesa e 1,5% para áreas como proteção de infraestruturas críticas, defesa de redes ou reforço da indústria de defesa. Luís Montenegro, primeiro-ministro português, garante que Portugal vai cumprir a meta e que este ano o investimento em defesa vai implicar já um reforço de mil milhões de euros. As despesas diretas com a defesa da Ucrânia também entram nestas contas.
De fora ficam obrigações anuais. Ou seja, os países vão apresentar planos anuais até 2035 sem obrigação de ter mínimos de investimento anuais.
Em 2029 os aliados da NATO vão fazer novo balanço para reavaliar o projeto. O texto final faz ainda referência - e é mesmo o primeiro ponto - à garantia de que todos os aliados estão comprometidos com o artigo 5 da NATO, onde está escrito que um ataque a um estado da Aliança é um ataque a todos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt