Navios dos EUA e do Canadá atravessam estreito de Taiwan após manobras da China
"Forças Armadas de Taiwan controlaram a todo o momento a dinâmica do espaço aéreo e marítimo circundante", revelou o Ministério da Defesa de Taiwan.
Um navio de guerra norte-americano e um canadiano atravessaram o estreito de Taiwan no domingo, quase uma semana depois de a China ter realizado exercícios militares em torno da ilha, disseram esta segunda-feira as autoridades taiwanesas.
O Ministério da Defesa de Taiwan afirmou, em comunicado, que os navios navegaram de sul para norte através do estreito, uma via navegável frequentemente utilizada por navios militares dos EUA e reivindicada por Pequim como sua.
"Durante a passagem pelo estreito, as Forças Armadas de Taiwan controlaram a todo o momento a dinâmica do espaço aéreo e marítimo circundante, e a situação manteve-se normal", declarou o exército.
China denuncia passagem
"O contratorpedeiro norte-americano Higgins e a fragata canadiana Vancouver atravessaram o Estreito de Taiwan no dia 20 de outubro", afirmou Li Xi, porta-voz do comando, que disse que as forças navais e aéreas do Exército chinês "acompanharam de perto" a travessia e responderam ao incidente de acordo com as leis existentes.
Li Xi sublinhou que "o Exército de Libertação Popular mantém-se sempre em alerta máximo e salvaguarda firmemente a soberania e a segurança nacionais, bem como a paz e a estabilidade regionais".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt