Nega filha congolesa

O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, rejeita alegações de uma mulher congolesa, Ngutuika Josefa Matias, que diz ser sua filha.

29 de setembro de 2010 às 00:30
Nega filha congolesa Foto: Hugo Correia/reuters
Partilhar

Ngutuika Matias, de 46 anos, assegurou ao jornal ‘Folha 8’ ser fruto de uma relação fugaz entra a sua mãe e José Eduardo dos Santos, na altura em que este foi representante do MPLA em Leopoldville (actual Kinshasa), na República Democrática do Congo, no início dos anos 60.

Num raro comentário sobre a sua vida privada, o chefe de Estado angolano garantiu que não pode ser ele o pai de Ngutuika, porque, enquanto esteve no Congo, não teve qualquer relacionamento amoroso. "Tinha 19 anos quando cheguei ao Congo [em 1961] e saí com 21. Naquela idade, e depois na União Soviética, onde estudei, não tive namorada nem amante. Tinha outras preocupações", afirmou Eduardo dos Santos, que desmentiu um dos pormenores avançados por Ngutuika como "prova". Segundo ela, Eduardo dos Santos era, na altura, conhecido como Edu, o que o presidente nega. "Sou José em casa, os meus familiares tratam-me por Zé, os mais novos chamam-me Manu Zé e durante a minha infância (...) todos me tratavam por José Eduardo", afirmou.

Pub

O presidente foi casado várias vezes e tem seis filhos, três dos quais com a actual esposa, Ana Paula dos Santos, com quem casou em 1991.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar