"Ninguém aqui, nem o presidente Trump, quer ver feridos ou mortos nas ruas da América", diz porta-voz da Casa Branca

Karoline Leavitt revelou que a morte de Alex Pretti, baleado por um agente federal, está a ser investigada. E deixou recados aos líderes democratas do estado de Minnesota, culpando-os pelos tumultos.

26 de janeiro de 2026 às 18:49
Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca Foto: Mark Schiefelbein/AP
Partilhar

"Ninguém aqui na Casa Branca, incluindo o presidente Donald Trump, quer ver pessoas feridas ou mortas nas ruas da América. Isto inclui Renee Good, Alex Pretti, os bravos homens e mulheres da polícia federal e os muitos americanos que foram vítimas de imigrantes ilegais", disse esta segunda-feira Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca, em conferência de imprensa.

Leavitt afirmou que o tiroteio fatal de sábado que resultou na morte de Alex Pretti continua sob investigação do FBI, da segurança interna e das autoridades alfandegárias: “A administração está analisar tudo o que está relacionado com o tiroteio, e deixaremos a investigação seguir o seu curso."

Pub

"Esta tragédia ocorreu como resultado de uma resistência deliberada e hostil por parte dos líderes democratas de Minnesota durante semanas. O governador Walz, o prefeito Jacob Frey e outros democratas eleitos espalharam mentiras sobre os agentes da lei federais que arriscam as suas vidas diariamente para retirar criminosos e imigrantes ilegais das nossas ruas", acrescentou Leavitt.

A porta-voz da Casa Branca informou ainda que Donald Trump e o governador do Minnesota, Tim Walz, falaram nesta segunda-feira via telefone para em conjunto tentarem restaurar a ordem naquele estado.

E enumerou várias premissas: "O governador Wallace, o prefeito Frye e todos os líderes democratas devem entregar os imigrantes ilegais criminosos atualmente nas suas prisões às autoridades federais, juntamente com quaisquer imigrantes ilegais com mandados de prisão em aberto ou antecedentes criminais, para deportação imediata. Devem também entregar todos os imigrantes ilegais que forem presos pela polícia local e auxiliar as autoridades federais na captura e detenção de imigrantes ilegais procurados por crimes, especialmente violentos."

Pub

De acordo com Leavitt, se as entidades "implementarem estas medidas sensatas, que já o foram em praticamente todos os outros estados do país, a Alfândega e Proteção de Fronteiras não precisará dar força ao ICE em Minnesota" .

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar