Noiva de Abramovich causa polémica com foto racista
Tentativa de obra de arte, por parte de Dasha Zhukova, foi considerada racista.
Dasha Zhukova, a noiva do multimilionário russo Roman Abramovich, deu origem a uma polémica nas redes sociais depois de ter sido publicada uma fotografia sua, num blogue sobre moda, "Buro 24/7", da editora Miroslava Duma, sentada numa cadeira que simula uma mulher negra seminua. A imagem foi publicada no dia de Martin Luther King, um dos símbolos da luta pelos direitos civis dos afro-americanos nos EUA, que se celebra a cada terceira segunda-feira de janeiro.
Além de ter colocado a foto num "post", Miroslava aproveitou para divulgá-la também no seu perfil da rede Instagram, o que serviu para uma maior difusão da polémica.
As críticas e denúncias não se fizeram esperar e invadiram as redes sociais. "É incrivelmente racista", foi o comentário divulgado pela "Organizing for Women's Liberation", uma organização norte-americana que defende os direitos das mulheres.
Face à polémica causada, a editora rapidamente cortou a foto publicada no blogue, de modo a não ser vista a figura da mulher negra que servia de assento a Dasha Zhukova.
No seu perfil do Instagram, Miroslava retirou a foto e, em seu lugar, colocou um pedido de desculpas. "A equipa de Buro 24/7 e eu queremos expressar as nossas mais sinceras desculpas a quem se possa ter sentido ofendido e ferido", lamentou a editora.
"Não foi essa a nossa intenção. Somos contra o racismo ou as desigualdades de género ou qualquer outra coisa que ataque os direitos da pessoa (...). A cadeira da foto deveria ser vista como uma obra de arte criada pela artista pop Allen Jones e não como uma forma de discriminação racial", acrescenta.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt