Quem é Brenton Tarrant, o homem que se inspirou num assassino em série para preparar ataque terrorista
Massacre aconteceu durante esta sexta-feira, em Christchurch, na Nova Zelândia.
O atirador australiano Breton Tarrant, de 28 anos, ter-se à inspirado em Anders Behring Breivik, um assassino em série da Noruega. Este ataque terrorista aconteceu durante a tarde desta sexta-feira (cerca das 02h00 da madrugada em Lisboa), considerado o dia de oração dos muçulmanos, na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia.
Brenton Tarrant, de 28 anos, afirma que se terá inspirado em Breivik, com o objetivo de vingar as mortes causadas por todos os estrangeiros que atualmente vivem no país, segundo avança o NewsX.
Tarrant, de origem escocesa, irlandesa e inglesa mudou-se recentemente para a Nova Zelândia e descreve-se como um "homem branco comum". No entanto, o mesmo homem avançou a partir da sua página de Facebook que o ataque terrorista ia acontecer e seria transmitido em direto.
"Bem, está na hora de parar de escrever publicações e realmente fazer algo ‘real. Vou realizar um ataque contra os invasores, e vou inclusive transmiti-lo através do Facebook", começou por adiantar na publicação, algo que acabou realmente por acontecer horas mais tarde, através de uma câmara que instalou no seu capacete.
"O link está aqui e no momento em que vocês estiverem a ler isto já estarei em direto. Tem sido uma viagem longa entre ineficácia e degeneração. Por isso, partilhem a minha mensagem através de ‘memes’ e partilhas que costumam fazer. Se eu não sobreviver ao ataque, adeus, que Deus vos acompanhe e voltaremos a encontrarmos um dia mais tarde", concluiu.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt