O 'Brexit' foi rejeitado. Saiba o que poderá acontecer a seguir

Recusa do acordo, diz Theresa May, coloca o Reino Unido num “território desconhecido”. Primeira-ministra será a principal vítima.

15 de janeiro de 2019 às 19:56
Theresa May diz que a bola está no lado da União Europeia após as propostas britânicas terem sido rejeitadas Foto: Reuters
Theresa May
Theresa May Foto: Reuters
Theresa May, primeira-minsitra do Reino Unido Foto: Reuters
A PM britânica, Theresa May Foto: Reuters

1/5

Partilhar

O acordo do 'Brexit' foi chumbado pelos deputados da Câmara dos Comuns do Reino Unido com 432 votos contra e 202 votos a favor, esta terça-feira.

Agora, a questão que se impõe é o que virá a seguir. Ao discursar no parlamento britânico, momentos antes do acordo ser rejeitado, a primeira-ministra do Reino Unido afirmou que a recusa do acordo iria colocar o Reino Unido num "território desconhecido".

Pub

E agora? O que irá acontecer?

- Terá que ser agendada uma segunda votação no Parlamento de Londres.

- Um novo referendo poderá ser convocado, mas tal terá que ter a aprovação da Câmara dos Comuns.

Pub

- Haverá lugar a eleições antecipadas, agora que a moção de censura foi anunciada pelo Partido Trabalhista, o que coloca Theresa May numa posição difícil. 

- O Reino Unido vai continuar a insistir na renegociação da solução encontrada para a fronteira da Irlanda do Norte com a Irlanda (membro da União Europeia), mas Bruxelas não dá sinais de aceitar a mudança deste cenário.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar