Obama pronto para trabalhar com novo governo israelita
Netanyahu conseguiu formar um governo de coligação.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou esta quinta-feira o "povo israelita, o primeiro-ministro [Benjamin] Netanyahu e a coligação" para a formação de um novo governo, informou a Casa Branca.
"O Presidente está ansioso por trabalhar com o primeiro-ministro Netanyahu e o novo governo", disse o executivo norte-americano num breve comunicado, que não menciona qualquer conversa telefónica entre os dois homens, que têm relações extremamente tensas.
Hoje, Netanyahu conseguiu formar um governo de coligação cujo centro de gravidade é deslocado mais para a direita do que no anterior, e que os palestinianos consideram um governo "para a guerra e contra a paz".
A Casa Branca recorda o compromisso dos Estados Unidos de manter uma cooperação estreita com o Estado hebreu nos domínios militar, da segurança e da informação.
"Queremos também continuar as conversações sobre uma série de questões regionais", acrescenta o comunicado, que menciona as negociações sobre o programa nuclear do Irão, bem como a importância das discussões com vista a uma solução com os palestinos, ponto que tem dado origem, nos últimos meses, a uma das piores crises entre os dois aliados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt