Ocidentais não estão preparados para coligação na Síria
Presidência russa defende.
A Presidência russa disse esta sexta-feira que os países ocidentais não estão preparados para se coligarem com a Rússia contra o grupo extremista Daesh, um dia depois da reunião entre Vladimir Putin e François Hollande sobre a questão.
"Neste momento, infelizmente, os nossos parceiros não estão preparados para trabalhar no formato de uma única coligação", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à imprensa em Moscovo.
Mas a Rússia mantém abertura para cooperar "em qualquer formato para o qual os nossos parceiros estejam preparados", acrescentou.
A ideia de uma "ampla coligação" integrando todas as forças que combatem o Daesh foi primeiro avançada pelo presidente russo, Vladimir Putin, quando discursou na Assembleia-Geral da ONU, em setembro em Nova Iorque.
Nessa altura, uma coligação liderada pelos Estados Unidos e que inclui a França já bombardeava posições do Estado Islâmico na Síria e no Iraque, campanha que prossegue, e, dias depois do discurso na ONU, Putin lançou uma campanha aérea russa na Síria.
Na quinta-feira, Hollande esteve em Moscovo e acordou com Putin que os dois países vão partilhar informações e coordenar os ataques.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt