Ofensiva talibã aperta cerco a Cabul no Afeganistão

Radicais tomaram Kandahar e duas outras capitais provinciais em 24 horas de avanço relâmpago que deixa a capital a um passo.

13 de agosto de 2021 às 08:45
Afeganistão, tropas, talibãs Foto: ZIKRULLAH RASOOLI/EPA
Partilhar

A tomada de Ghazni e Kandahar, segunda maior cidade do país, deixa os radicais no controlo da estrada para Cabul, permitindo ligar as suas bases no Sul do país com a capital afegã. Além disso, os talibãs tinham já conquistado Puli Khumri, 200 km a norte de Cabul, pelo que agora controlam os acessos à capital pelo Sul e pelo Norte. E também pelo Oeste, devido à queda de Herat, terceira maior cidade afegã.

Apesar de os talibãs já controlarem quase 90% do território, até ao momento Cabul não foi ameaçada mas, segundo estimativa da espionagem dos EUA, a capital pode ficar isolada dentro de quatro a oito semanas e cair em três meses.

Apesar de o avanço relâmpago dos talibãs ter acontecido desde que as tropas dos EUA e da NATO começaram a retirar, o presidente Joe Biden mantém o prazo para a saída total das tropas, que deve ser finalizada em três semanas. Outro sinal do rumo sem retorno foi o anúncio, ontem, da retirada do pessoal civil da embaixada dos EUA em Cabul. Mas os serviços essenciais continuam a funcionar, segundo garantiu o Departamento de Estado.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar