OMS diz que surto Mpox "pode ser controlado e travado" e anuncia plano de 120 milhões de euros
Financiamento é necessário para lidar com a "fase aguda" do surto nos próximos seis meses.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) assegurou que o atual surto de monkeypox (mpox) "pode ser controlado e travado" e anunciou um plano de cerca de 120 milhões de euros para os próximos seis meses.
"Este novo surto de mpox pode ser controlado e travado. É necessária uma resposta internacional abrangente e coordenada", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus na sexta-feira, durante uma sessão com os Estados-Membros, a quem pediu para trabalhar em parceria com agências internacionais, sociedade civil, investigadores e fabricantes.
A OMS estimou em cerca de 135 milhões de dólares (120,5 milhões de euros) o financiamento necessário para lidar com a "fase aguda" do surto nos próximos seis meses - um montante que pode aumentar "à luz das crescentes necessidades" - e para travar a doença, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, "o mais rapidamente possível".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt