OMS diz ser "muito cedo" para prever fim da epidemia de coronavírus

Centenas de especialistas procuram uma forma de conter o Covid-19, que já matou mais de mil pessoas na China.

12 de fevereiro de 2020 às 19:17
Michael Ryan Foto: EPA/SALVATORE DI NOLFI
Coronavirus
Coronavírus Foto: Getty Images

1/3

Partilhar

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta quarta-feira que ainda é "muito cedo" para prever o fim da epidemia causada pelo novo coronavírus Covid-19.

"Penso que é muito cedo para tentar prever o início, o meio ou o fim dessa epidemia", disse aos jornalistas o chefe do departamento de urgências de saúde da OMS, Michael Ryan.

Pub

Ryan falava em conferência de imprensa na sede da OMS, em Genebra, onde estão reunidos centenas de especialistas na busca de uma forma de conter o coronavírus, que já matou mais de mil pessoas na China.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que "o número de novos casos relatados na China estabilizou na semana passada", mas adiantou que tal deve ser "interpretado com muita prudência".

"Esta epidemia pode ir em qualquer direção", disse o responsável.

Pub

A conferência que a OMS está a organizar reúne várias centenas de especialistas em epidemiologia de todo o mundo para analisar formas de combater o vírus.

O Presidente chinês, Xi Jinping, saudou hoje o "desenvolvimento positivo" da epidemia, com o número de novos casos a cair durante três dias, ainda que o total de vítimas ultrapassem as 1.100.

Na conferência de imprensa em Genebra Michael Ryan também se referiu ao que parece ser a estabilização do número de novos casos, devido principalmente ao que disse ser a enorme operação de saúde pública na China, com 60 milhões de pessoas em quarentena.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar