ONG Humans Before Borders critica acordo sobre asilo e migração na UE

Seguindo a ONG, acordo não tem o intuito de oferecer vias legais e seguras de migração ou de fortalecer o direito ao asilo, nem de acolher e de combater as violações sistemáticas de direitos humanos.

22 de dezembro de 2023 às 21:29
União Europeia Foto: Reuters
Partilhar

O coletivo HuBB - Humans Before Borders criticou esta sexta-feira o acordo sobre migrações e asilo alcançado na quarta-feira na União Europeia (UE), considerando que abre caminho para a suspensão de direitos.

Em comunicado, a organização não-governamental (ONG) afirma que o entendimento não tem o intuito de oferecer vias legais e seguras de migração ou de fortalecer o direito ao asilo, nem de acolher e de combater as violações sistemáticas de direitos humanos, "mas todo o seu contrário".

Pub

Segundo o coletivo, o regulamento relativo a crises e força maior, referente às situações em que se considere que há um afluxo excecional de nacionais de países terceiros, "abre caminho para a suspensão do direito ao asilo".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar