ONU reduzirá em 25% número de 'capacetes azuis' no mundo devido à falta de fundos
"Teremos que repatriar, reduzir em cerca de 25% o número dos nossos militares e polícias de manutenção da paz, assim como os seus equipamentos.", referiu a Organização.
A ONU reduzirá em 25% as Forças de Paz no mundo nos próximos meses, ou entre 13.000 e 14.000 militares e polícias, devido aos cortes de financiamento de países como Estados Unidos, anunciou esta quarta-feira um funcionário da organização.
"Teremos que repatriar, reduzir em cerca de 25% o número dos nossos militares e polícias de manutenção da paz, assim como os seus equipamentos. Um número significativo de trabalhadores civis das missões também serão afetados", disse um alto funcionário das Nações Unidas, que falou sob condição de anonimato, segundo a agência France-Presse (AFP).
O orçamento das operações de manutenção da paz para 2025-2026 (julho de 2025 a junho de 2026) é de aproximadamente 5,4 biliões de dólares (4,6 mil milhões de euros), dos quais 1,3 biliões (1,12 mil milhões de euros) deveriam vir dos Estados Unidos e 1,2 biliões (1,03 mil milhões de euros) da China.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt