Pais de menina com doença rara detidos e acusados de burla

Pais criaram recolha de fundos, que não foram usados em tratamentos.

09 de dezembro de 2016 às 07:51
Nadia Nerea Foto: Direitos Reservados
09-12-2016_09_31_11 13085156.JPG

1/2

Partilhar

Os pais de Nadia Nerea, menina de 11 anos que sofre de doença genética rara e incurável, foram detidos e acusados de burla por terem acumulado 300 mil euros em donativos para tratamentos inexistentes para a filha. A casa de Fernando Blanco e Marga Garau, em Fígols, Catalunha, foi alvo de buscas que duraram até à meia noite de quarta-feira.

De acordo com fontes judiciais, a mãe de Nadia foi libertada após conclusão das buscas enquanto o pai permaneceu detido e deverá nos próximos dias ser presente a tribunal para responder pelo crime de burla.

Pub

Nadia sofre de tricotiodistrofia, doença genética rara para a qual não há tratamento conhecido. Os pais da menina recolheram donativos com base numa campanha solidária que causou suspeitas depois de se verificar que alguns dos tratamentos no estrangeiro, como um realizado num hospital de Houston, nunca tiveram lugar.

O pai de Nadia acabou por admitir que não foi aos EUA, tendo consultado curandeiros, e prometeu devolver o dinheiro. Por seu lado, Marga disse em entrevista que o marido não lhe dava detalhes dos tratamentos da filha, mas ela sempre acreditou porque "confiava nele".

O magistrado responsável pelo caso quer averiguar se, além das mentiras sobre os tratamentos, a menina sofre efetivamente da doença genética referida pelos pais.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar