Pais perdem custódia de filho por não o vacinarem
Bebé de um ano nunca foi visto por um médico.
Um casal perdeu a custódia do filho de um ano depois decidirem não o vacinar. O caso, que aconteceu na localidade de Bolonia, em Espanha, foi considerado pelo Governo Regional de Andaluzia como "um caso de negligência muito grave". Para os pais, a decisão baseou-se "em pura ideologia" porque a criança cresceu "fora das leis que marcam a sociedade".
O episódio desenrolou-se depois de os pais se terem dirigido pela primeira vez com o filho ao hospital por este apresentar febre muito alta. Segundo os médicos, a criança exibia uma forte "palidez cutânea, pouca massa muscular e estava desnutrida". Após o diagnóstico, o bebé foi transferido de urgência para o Hospital Puerta del Mar, em Cádiz, no qual ficou internado durante uma semana na Unidade de Cuidados Intensivos.
A Junta de Andaluzia revelou que a criança, além de ter nascido em casa, não foi vacinada nem vista em consultas de pediatria. A alimentação era baseada em leite materno, o que resultou numa falta de vitaminas e desnutrição. Os pais já se defenderam destas acusações revelando que o menino foi regularmente observado pelo avô, que é médico, e que foram a uma consulta privada de pediatria.
O bebé ficou aos cuidados do irmão do pai, sendo que os progenitores apenas o podem ver duas vezes por semana em visitas de uma hora. "Nunca imaginámos que a situação podia chegar a este extremo", revelou a mãe ao jornal El Español. A advogada da família já sublinhou que "a criança cresceu de forma normal."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt