Países nórdicos e Canadá sublinham necessidade de proteger Ártico face à ameaça russa
"A maior ameaça à segurança física no Ártico é a Rússia", sublinhou numa conferência de imprensa em Oslo o primeiro-ministro canadiano Mark Carney
Os líderes da Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Islândia e Canadá manifestaram este domingo, após uma reunião destinada a reforçar a cooperação entre os seus países, a necessidade de proteger a região do Ártico face à ameaça russa.
"A maior ameaça à segurança física no Ártico é a Rússia", sublinhou numa conferência de imprensa em Oslo o primeiro-ministro canadiano Mark Carney, ao lado dos seus homólogos da Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Islândia.
"Infelizmente, é uma ameaça comum no Ártico", acrescentou, citado pela agência EFE, antes de saudar o facto de a NATO "se estar agora a centrar na segurança" da região ártica com missões como a "Sentinela do Ártico", uma iniciativa à qual também aludiu a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt