'Panelaço' contra discurso de Dilma

Milhares de pessoas bateram panelas à janela num protesto inédito contra a chefe de Estado.

09-03-2015_22_04_23 29 dilma.jpg Foto: Ricardo Moraes/Reuters
Partilhar

Milhares de brasileiros boicotaram no domingo um discurso televisivo da presidente Dilma Rousseff, saindo para a rua ou indo à janela bater em panelas e vaiar a chefe de Estado, num protesto pouco comum no Brasil.

Nas redes sociais, internautas publicaram dezenas de vídeos mostrando famílias inteiras a bater panelas à janela e a gritar palavras de ordem contra Dilma em cidades de norte a sul do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba e Vitória. Num comunicado publicado na sua página oficial, o Partido dos Trabalhadores, de Dilma, considerou os protestos "uma orquestração de viés golpista que parte principalmente da burguesia e da classe média alta" e acusou os partidos da oposição de terem organizado e financiado o ‘panelaço’.

Pub

No seu discurso, Dilma fez apenas uma referência passageira ao escândalo na petrolífera Petrobras para prometer transparência na investigação e lembrar que, nos últimos anos, o Brasil "aprendeu a aplicar a Justiça contra os corruptos".

A presidente admitiu ainda que o país passa por "dificuldades passageiras" provocadas pela crise mundial e exortou os brasileiros a terem "paciência".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar