Papa lava pés a 12 jovens requerentes de asilo
Francisco apela ao acolhimento dos refugiados.
O papa vai lavar os pés de 12 jovens refugiados no norte de Roma, por ocasião das celebrações da Quinta-feira Santa, anunciou hoje o Vaticano, destacando a importância para Francisco do acolhimento dos refugiados nos países desenvolvidos.
Na missa da quinta-feira que antecede a Páscoa, o papa lava os pés de 12 pessoas em memória do gesto que Jesus teve com os seus 12 apóstolos, de acordo com a Bíblia.
Nos últimos anos, Francisco visitou dois centros de detenção e um instituto para deficientes para esta cerimónia, mas o papa inovou sobretudo ao lavar os pés de muçulmanos e de mulheres, para grande descontentamento dos meios conservadores católicos.
Este ano, o Vaticano manteve o mistério sobre os projetos para Quinta-feira Santa.
"O papa desloca-se a Castelnuovo di Porto (pequena localidade a norte de Roma) para passar alguns momentos com jovens requerentes de asilo", de várias nacionalidades, que se encontram num centro de acolhimento, anunciou o responsával pelo Jubileu da Misericórdia, monsenhor Rino Fisichella.
"Este será um sinal simples, mas eloquente. Durante a visita decorrerá o ritual do lava pés. O papa vai lavar os pés de 12 requerentes de asilo para chamar a atenção para a sua condição", acrescentou.
O papa argentino tem multiplicado, ao longo de vários meses, pedidos firmes, dirigidos em particular aos países europeus, para que abram as suas fronteiras aos refugiados e lutem contra qualquer tipo de xenofobia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt