Paris pede libertação de investigador francês condenado a 3 anos de prisão na Rússia
Laurent Vinatier foi condenado a três anos de prisão por não estar registado como "agente estrangeiro".
O Ministério dos Negócios Estrangeiros francês pediu esta segunda-feira a libertação imediata do investigador francês Laurent Vinatier, condenado a três anos de prisão por não estar registado como "agente estrangeiro", qualificando a sentença de "extremamente dura".
"A legislação sobre 'agentes estrangeiros' contribui para uma violação sistemática das liberdades fundamentais na Rússia, tais como a liberdade de associação, a liberdade de opinião e a liberdade de expressão", afirmou Christophe Lemoine, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, acrescentando que Paris exige a "libertação imediata" do seu cidadão.
Esta legislação "contribui para abolir os últimos espaços de liberdade de que dispõem a sociedade civil, os meios de comunicação social independentes e a oposição política na Rússia", disse o porta-voz do Quai d'Orsay (sede da diplomacia francesa), referindo que "é contrária aos compromissos assumidos pela Rússia em matéria de direitos humanos".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt