Passageiro morre prensado entre portas de composição e de plataforma no Metro de São Paulo
Passageiro foi arrastado por vários metros.
Um passageiro morreu prensado entre duas portas de segurança na Estação Campo Limpo da Linha 5 Lilás do Metropolitano de São Paulo na manhã desta terça-feira, em mais um acidente em modais dos transportes coletivos da maior cidade brasileira. Houve muita agitação entre passageiros dentro da carruagem a abarrotar e a multidão que tinha ficado do lado de fora, na plataforma, assistindo à tragédia que poderia ter acontecido com qualquer um deles e sem poderem fazer nada além de gritar para chamar a atenção e tentar fazer parar a composição, o que não conseguiram.
O passageiro já tinha passado pela porta de segurança da plataforma, que evita que pessoas caiam nos carris quando nenhuma composição está na estação, e tentou entrar no último momento na carruagem, mas a porta do vagão fechou de repente. Com a porta da composição fechada à sua frente e a da plataforma fechada atrás dele, o passageiro ficou prensado no exíguo vão entre as duas portas, enquanto as pessoas em redor gritavam desesperadas para tentarem evitar que a composição partisse.
Mas a composição iniciou a sua marcha rumo à próxima estação, arrastando por longos metros o passageiro ainda prensado entre a carruagem e as barreiras da plataforma, e depois jogou-o na via. A circulação foi interrompida e equipas da Via Mobilidade, concessionária privada da Linha 5 Lilás, tentaram socorrer o passageiro, mas já nada podia ser feito por ele, que não trazia consigo qualquer documento de identificação.
Acidentes graves têm-se sucedido com assustadora frequência nos transportes coletivos de São Paulo, principalmente envolvendo autocarros, mas no Metro a situação também é preocupante, mesmo com a adoção crescente de medidas de segurança, como as portas nas plataformas. Em Março, uma passageira da Linha 2 Verde também ficou prensada entre a porta de uma composição e a da plataforma na Estação Vila Prudente, mas nesse caso sobreviveu porque os gritos das pessoas na plataforma alertaram o condutor da composição, que permaneceu parado até a vítima ser retirada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt