Pássaro que protagonizou o filme "Rio" está extinto
Estudo da BirdLife International conclui que já não existe a ararinha-azul em estado selvagem.
A ararinha-azul, que ficou conhecida após ter sido protagonista no filme animado "Rio", está extinta, de acordo com estudo feito pela BirdLife.
O pássaro já não existe em estado selvagem, havendo apenas entre 60 a 80 exemplares em cativeiro em todo o mundo. O animal é uma das oito espécies de pássaro que já desapareceram do planeta. A desflorestação é a principal causa para a extinção da ararinha-azul, uma vez que esse é o seu habitat.
A organização ambiental que tem por objetivo proteger a biodiversidade das aves revela estar preocupada pois há uma onde crescente de extinções destas aves devido à perda de "habitat, degradação por causa de técnicas agrícolas insustentáveis e exploração madeireira".A extinção destes animais pode ser revertida caso os donos destes animais em cativeiro permitam a reprodução dos mesmos. A BirdLife International acredita que, se houver um esforço entre os proprietários desses pássaros, é possível que alguns destes pássaros sejam postos em liberdade para e assim repovoem as florestas do Brasil.No filme "Rio", uma ararinha-azul chamada Blu foge do cativeiro em Minnesotta e viaja com uma fêmea da mesma espécie até ao Brasil para repovoar a floresta.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt