Pedro Sánchez diz a Trump que Espanha é país soberano e política comercial é tratada com UE

No final da reunião magna da NATO, em Haia, nos Países Baixos, Donald Trump ameaçou Espanha com tarifas mais pesadas.

26 de junho de 2025 às 11:34
Pedro Sánchez Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O primeiro-ministro espanhol respondeu esta quinta-feira ao Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) que Espanha é um país soberano e que a política comercial é responsabilidade da União Europeia (UE), considerando injusta a ameaça de tarifas de Trump.

À entrada para uma reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, o Pedro Sánchez respondeu à ameaça feita na quarta-feira por Donald Trump, no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

Pub

Sánchez disse no último fim de semana que Espanha não iria investir mais do que 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB) na área da defesa, rejeitando o compromisso de investimento direto de pelo menos 3,5% do PIB até 2035.

No final da reunião magna da NATO, em Haia, nos Países Baixos, Donald Trump ameaçou Espanha com tarifas mais pesadas, para obrigar Madrid a pagar de outra maneira o compromisso de investimento na NATO.

Esta quinta-feira, o primeiro-ministro de Espanha insistiu que a política comercial é discutida entre Washington e a Comissão Europeia.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar