Pelo menos 24 mortos em explosão de carro
Ataque aconteceu em Bagdade.
Pelo menos 24 pessoas morreram e 39 ficaram feridas este sábado na sequência de um atentado com um carro-bomba num popular mercado para venda de gado na periferia de Bagdade, de acordo com a polícia local.
O atentado ocorreu na zona de Al-Nahrauan e atingiu um grupo de peregrinos que se dirigia ao mausoléu xiita do imã Musa al-Kazim, a propósito do aniversário da sua morte, que teve lugar no século VIII em Bagdade.
O santuário situa-se no bairro de Al-Kazemiya, a norte da capital iraquiana, que vai receber peregrinos xiitas até à próxima terça-feira devido a esta celebração religiosa.
O ataque, ainda por reivindicar, aconteceu apesar do reforço das medidas de segurança por parte das autoridades iraquianas, que cortaram vários caminhos e pontes até à zona de Al-Kazemiya, acrescentou a mesma fonte à agência espanhola EFE, sem precisar o número de peregrinos mortos.
O grupo Daesh e a Al-Qaeda têm vindo a assumir a responsabilidade por semelhantes atentados terroristas no Iraque, como o ataque que, na segunda-feira, causou seis mortos e 30 feridos em Al-Yedida, no sudeste de Bagdade.
Os xiitas e os seus templos têm sido alvos frequentes do Daesh, que proclamou um califado em 2014 em partes do Iraque e da Síria.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt