Pentágono aceita donativo de 111milhões de euros para ajudar a pagar a militares com paralisação do governo 

Referindo-se ao autor do donativo como "um amigo", Trump disse que o indivíduo em causa não queria o reconhecimento público.

25 de outubro de 2025 às 00:18
Donald Trump Foto: Getty Images
Partilhar

O Departamento de Guerra norte-americano (Pentágono) confirmou sexta-feira que aceitou um donativo anónimo de 130 milhões de dólares (111 milhões de euros) para ajudar a pagar os salários dos militares durante a paralisação do governo.

O Presidente Donald Trump tinha aludido ao donativo num evento na Casa Branca na quinta-feira, com grandes elogios para o autor do mesmo, cuja identidade não revelou: "Isto é o que eu chamo um patriota", disse Trump.

Pub

Referindo-se ao autor do donativo como "um amigo", Trump disse que o indivíduo em causa não queria o reconhecimento público.

Com o impasse no Congresso sobre uma lei de financiamento de agências governamentais a deixar grande parte do Estado sem fundos desde início deste mês, o Pentágono confirmou entretanto que aceitou o financiamento "sob a sua autoridade geral de aceitação de donativos".

"O donativo foi feito sob a condição de que fosse utilizado para cobrir os custos dos salários e benefícios dos militares", disse Sean Parnell, porta-voz principal do Pentágono.

Pub

"Estamos gratos pela ajuda deste doador depois de os democratas terem optado por reter o pagamento das tropas", adiantou.

Apesar de significativo, o donativo invulgar representa uma pequena parte dos milhares de milhões necessários para cobrir os salários dos militares.

O governo Trump informou o Congresso na semana passada que usou 6,5 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de euros) para pagamento de salários.

Pub

O próximo pagamento será realizado dentro de uma semana, e está em dúvida se o governo voltará a transferir o dinheiro para garantir que os militares não ficam sem salário.

Para garantir o pagamento da semana passada, o governo Trump usou 8 mil milhões de dólares destinados a fundos de investigação e desenvolvimento militar, mas não é claro se pretende ou poderá transferir dinheiro novamente na próxima semana.

O pagamento dos militares é uma preocupação fundamental entre os legisladores de ambos os partidos, além de um ponto de influência política numa altura de acesa troca de acusações sobre a responsabilidade da paralisação.

Pub

A política do Pentágono diz que as autoridades "devem consultar o seu Oficial de Ética apropriado antes de aceitar uma doação avaliada em mais de 10.000 dólares, para determinar se o doador está envolvido em quaisquer reclamações, ações de aquisição, litígios ou outros assuntos específicos que envolvam o Departamento que devam ser considerados antes da aceitação da doação".

A paralisação do governo está em vias de se tornar numa das mais longas paralisações federais de sempre, e no Congresso em Washington, DC, não há sinais de cedências da parte de democratas ou republicanos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar