Pentágono condena "provocações" do Irão a navios norte-americanos
Peter Cook acusa navios iranianos de comportamento "pouco profissional".
O Pentágono condenou esta quinta-feira as "provocações" de navios iranianos no Golfo Pérsico contra barcos de guerra norte-americanos, que realizaram vários disparos de advertência.
Segundo o porta-voz do Pentágono, Peter Cook, os disparos realizaram-se "porque era a única via para evitar uma escalada da situação".
Peter Cook condenou o comportamento dos navios iranianos por ser "pouco profissional e inseguro" e colocar ambos os países em risco de uma escalada militar e um confronto.
Na quarta-feira, quatro navios militares iranianos aproximaram-se de um contratorpedeiro dos Estados Unidos com as armas a descoberto no Estreito de Ormuz.
Hoje, uma lancha rápida da Guarda Revolucionária Iraniana aproximou-se a menos de 200 metros de um navio de patrulha da Marinha dos Estados Unidos, que realizou três disparos e fez soar as sirenes de alarme, depois de tentar comunicar com os navios iranianos.
Segundo Peter Cook, nos últimos dias ocorreram pelo menos três daqueles incidentes e os navios norte-americanos estavam em operação, como sempre o fizeram, nas águas do Golfo Pérsico, onde estão localizadas importantes rotas para o comércio e tráfego marítimo internacional.
"Não sabemos quais eram as intenções dos iranianos, mas aquelas ações são inaceitáveis" e "elevam desnecessariamente a tensão" entre os dois países, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Elizabeth Trudeau.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt