Polícia brasileira apreende 20 rifles americanos "colt" com destinos a grupos criminosos de S. Paulo e do Rio de Janeiro
Armas foram descobertas durante uma Operação Stop na Rodovia Orlando Quagliato, na região de Ourinhos.
Um arsenal composto por 20 espingardas de guerra calibre 7,62 da marca "Colt", de fabricação norte-americana, arma usada por forças militares em várias partes do mundo, e por mais de 1300 munições de outro calibre de arma de guerra, o 5,56, foi apreendido na madrugada deste sábado no interior do estado brasileiro de São Paulo. As armas foram descobertas durante uma Operação Stop na Rodovia Orlando Quagliato, na região de Ourinhos, a 378 km da cidade de São Paulo.
Os agentes desconfiaram de dois automóveis de luxo que se aproximavam devagar, sem chamar a atenção, enquanto passavam pela barreira. Acabaram por ser abordados. O nervosismo dos dois motoristas acentuou ainda mais a desconfiança mas, na revista inicial aos veículos, nada de ilegal foi descoberto.
Os polícias, no entanto, decidiram investigar mais a fundo, e, com ferramentas adequadas, começaram a cortar as laterais dos automóveis, acabando por descobrir esconderijos falsos. Neles, além das potentes armas de guerra, usadas também por fações ligadas ao crime organizado, foram localizados 1312 projéteis e 10 carregadores.
Os dois motoristas, presos em flagrante por tráfico de armas, não quiseram falar, mas a polícia acredita que as armas se destinavam a criminosos das capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Armas similares às agora apreendidas são capazes de atingir alvos a quilómetros de distância, e este ano já mataram inocentes em favelas do Rio de Janeiro distantes daquelas onde ocorriam confrontos mas onde balas perdidas atingiram inocentes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt