Polícia de São Paulo prende terrorista que planeava ataque suicida no Brasil

Homem estava a preparar um colete com uma grande quantidade de explosivos.

29 de janeiro de 2026 às 15:28
Polícia Federal brasileira Foto: Getty Images
Partilhar

A Polícia Federal (PF) de São Paulo prendeu esta quinta-feira um homem ligado a uma rede internacional de terroristas que pretendia desencadear um ataque suicida no Brasil. A detenção aconteceu em Bauru, cidade no interior do estado paulista, onde o suspeito vivia.

De acordo com a PF, o homem estava a ultimar a preparação de um colete com uma grande quantidade de explosivos, com os quais planeava um ataque terrorista suicida em um ponto do território brasileiro não informado no primeiro momento pelas autoridades. O suspeito foi surpreendido em casa e não resistiu à abordagem policial, autorizada pela Terceira Vara Federal de Bauru.

Pub

Os agentes da Polícia Federal brasileira da Superintendência de São Paulo chegaram até ao suposto terrorista através de um alerta do FBI, a polícia federal norte-americana, que já o monitorizava. Agora, a PF vai investigar se outras pessoas participavam no plano criminoso e analisar todo o material encontrado na casa do detido.

Além da prisão, a justiça de Bauru autorizou também o acesso imediato dos agentes aos sigilos telemáticos e telefónicos do terrorista islâmico, descobrindo que o suspeito pretendia que a sua ação fizesse o maior número possível de vítimas. Com esses acessos, a PF acredita conseguir descobrir as ligações do detido com o terrorismo internacional e eventuais cúmplices em território brasileiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar