Polícia moçambicana detém três pessoas por tentativa de rapto de um empresário

Segundo as autoridades, decorrem trabalhos para a localização do mandante e de outras duas pessoas foragidas e que estão também envolvidas no crime.

24 de janeiro de 2022 às 15:46
Polícia moçambicana Foto: Getty Images
Partilhar

A polícia moçambicana deteve três homens por tentativa de rapto de um empresário, supostamente a mando do seu filho, no distrito da Manhiça, província de Maputo, sul de Moçambique.

O grupo terá sido contratado a partir da África do Sul, onde reside, para raptar o homem, que se dedica à produção de gado e de cana-de-açúcar, disse Henrique Mendes, porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic), na província de Maputo, durante uma conferência de imprensa.

Pub

"O Sernic tomou conhecimento desta pretensão através de fontes de informação. Fez seguimento a partir da fronteira, por onde entraram, e fez-se monitoria até ao distrito da Manhiça", referiu o porta-voz.

Segundo as autoridades, decorrem trabalhos para a localização do mandante e de outras duas pessoas foragidas e que estão também envolvidas no crime.

Após um período de relativa acalmia, as cidades moçambicanas, principalmente a capital do país, voltaram a ser atingidas desde 2020 por uma onda de raptos, visando principalmente empresários ou seus familiares.

Pub

A corporação evitou, em 2021, três tentativas de rapto que tinham como mentores reclusos, deteve 13 suspeitos e apreendeu três armas de fogo que eram usadas para intimidar as vítimas, na sua maioria empresários, segundo dados avançados pela Ministra do Interior.

Em novembro de 2021, a Polícia da República de Moçambique lançou a formação de uma força mista para responder a este tipo de crime, um grupo de oficiais que vão ser capacitados por especialistas ruandeses até abril de 2022.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar