Polónia constrói 'muro' anti-drones de dois mil milhões de euros
Sistema de defesa ao longo da fronteira leste vai estar pronto daqui a dois anos.
O governo polaco anunciou este domingo a construção de um sistema avançado de proteção contra drones ao longo da sua fronteira leste, num investimento superior a dois mil milhões de euros.
Segundo o vice-ministro da Defesa, Cezary Tomczyk, o novo sistema vai ser integrado nas atuais fortificações construídas há cerca de uma década e será formado por várias 'camadas' de proteção, incluindo metralhadoras, canhões antiaéreos, mísseis e sistemas eletrónicos de interferência. "Parte deste sistema apenas será usado em condições extremas ou de guerra", afirmou o governante em entrevista ao 'The Guardian'. "Esperamos ter parte do sistema operacional daqui por seis meses, talvez até antes. O sistema completo estará pronto dentro de dois anos", adiantou.
A construção do 'muro' anti-drones já estava nos planos do governo de Varsóvia, mas a sua implementação foi acelerada após a incursão, em novembro, de mais de uma dezenas de drones russos no espaço aéreo polaco, no que foi na altura descrito pelas autoridades polacas como uma provocação "destinada a testar a resposta" da Polónia e da NATO sem começar uma guerra.
O projeto, orçado em mais de dois mil milhões de euros, será financiado pelo governo polaco e pela União Europeia ao abrigo do programa de empréstimos SAFE, destinado a apoiar investimentos em defesa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt