Portugal financia construção de unidades escolares em dois hospitais ucranianos

Uma das unidades, em Chérkassy, foi inaugurada na quarta-feira, e a de Chernihiv será inaugurada a 2 de setembro.

28 de agosto de 2025 às 18:39
Escolas em hospitais ucranianos recebem apoio de Portugal, em Chernihiv e Chérkassy Foto: AP Photo/Evgeniy Maloletka
Partilhar

Portugal financiou, com cerca de 150 mil euros, a construção de espaços escolares nos hospitais de Chernihiv e Chérkassy, na Ucrânia, que estão agora a ser inaugurados, anunciou esta quinta-feira o Governo.

Este apoio vai permitir a construção de duas "Schools of Superheroes", unidades que oferecem "apoio escolar e psicossocial" às crianças que estão em longos períodos de internamento, segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Pub

As unidades vão permitir que "os alunos mantenham o seu percurso educativo e recebam acompanhamento durante o internamento", de acordo com a mesma nota.

Uma das unidades, em Chérkassy, foi inaugurada na quarta-feira, e a de Chernihiv será inaugurada a 2 de setembro.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros esclareceu que esta iniciativa insere-se na cooperação portuguesa na área da educação destinada a "garantir a continuidade da aprendizagem, proteção e bem-estar de crianças e jovens afetados por crises humanitárias".

Pub

Em julho, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Inês Domingos, tinha anunciado o apoio de Portugal à criação destas unidades numa parceira com a Fundação Olena Zelenska, a organização da primeira-dama ucraniana, durante a Conferência sobre a Recuperação da Ucrânia, em Roma.

Portugal, no domínio da educação, já tinha apoiado a reconstrução do Liceu 25, em Jitomir, na Ucrânia central, que tinha sido destruído por um ataque aéreo russo logo nos primeiros dias da invasão em 2022.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar