PR brasileiro diz que Papa Leão XIV não vai à COP30 mas visitará o Brasil

Embora o Papa não possa comparecer à COP30, em Belém, garantiu uma representação do Vaticano.

13 de outubro de 2025 às 13:08
Papa Leão XIV Foto: Gregorio Borgia/AP
Partilhar

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu que o Papa não viajará para a cimeira climática de Belém, mas que visitará o país "no momento oportuno", após se reunir com Leão XIV esta segunda-feira no Vaticano.

"Convidei-o para vir à COP30 [Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas], considerando a importância histórica de realizar pela primeira vez uma Conferência do Clima no coração da Amazónia. Devido ao Jubileu, o papa disse-nos que não poderá participar", reconheceu Lula da Silva, na rede social X (antigo Twitter).

Pub

Embora o Papa não possa comparecer à COP30, em Belém, garantiu uma representação do Vaticano e reconheceu que planeia visitar o Brasil, conforme transmitiu ao Presidente.

"Ficámos muito felizes em saber que Sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido, com o carinho, a hospitalidade e a fé do povo brasileiro", afirmou o chefe de Estado brasileiro.

Lula da Silva também felicitou o Papa pela primeira exortação do seu magistério, "Dilexi Te", sobre a pobreza, e defendeu que não se pode "separar a fé do amor pelos mais pobres".

Pub

"Eu disse-lhe que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e que vejo este documento como uma referência que deve ser lida e praticada por todos", acrescentou.

Com Lula da Silva viajaram para Roma, capital de Itália, os ministros dos Negócios Estrangeiros, Mauro Vieira, do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e do Desenvolvimento Agrícola, Paulo Teixeira, entre outras autoridades.

O Presidente brasileiro também viajou para Roma para participar no Fórum Mundial da Agricultura, na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Pub

Nesse sentido, explicou esse fórum ao Papa norte-americano, expôs os passos que o Brasil deu nos últimos dois anos e meio, desde que o país saiu do Mapa da Fome da FAO, e falou-lhe da iniciativa que lançou no ano passado no âmbito do G20, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que vai se estabelecer na sede da FAO na capital italiana.

Lula da Silva lembrou, na audiência com o Papa Leão XIV, a sua relação de "extrema proximidade" com alguns religiosos brasileiros, entre eles o presidente da Conferência Episcopal, o cardeal Jaime Spengler, e o quanto foi importante para ele a convivência com as Comunidades Eclesiais de Base.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar