Presidência francesa do G7 pede contributos científicos sobre efeitos de IA em crianças
Conclusões deste estudo global serão apresentadas durante a presidência francesa do G7 em 2026.
A presidência francesa do G7, grupo dos sete países mais ricos, lançou esta quarta-feira um apelo internacional para contributos científicos sobre os riscos e vulnerabilidades decorrentes da utilização generalizada da inteligência artificial (IA) generativa em crianças.
"A partir de Nova Deli, lançamos um apelo para contributos para avaliar os riscos e vulnerabilidades decorrentes da utilização generalizada da inteligência artificial generativa em menores e para formular recomendações para uma melhor regulamentação", declarou Anne Le Hénanff, vice-ministra francesa de Inteligência Artificial e Assuntos Digitais de França.
As conclusões deste estudo global serão apresentadas durante a presidência francesa do G7 em 2026, afirmou Le Hénanff no evento "Proteger as Crianças na Era da IA", realizado esta quarta-feira no âmbito da Cimeira de Impacto IA 2026 [AI Impact Summit 2026], que decorre em Nova Deli, na Índia.
No fórum, a vice-ministra francesa delineou as ambições da França em relação à proteção infantil online durante a sua presidência do G7, que considera uma "prioridade absoluta", apoiando-se na ciência e na cooperação internacional ao serviço do bem comum.
O evento abordou os desafios que o uso da inteligência artificial generativa (IAGen] apresenta ao público em geral e, em particular, os riscos associados à sua utilização por e para crianças.
Especificamente, os participantes questionaram a responsabilidade dos desenvolvedores e plataformas de IA, destacaram o compromisso e as ferramentas desenvolvidas pelas fundações e iniciaram discussões sobre questões regulatórias e a necessidade de estabelecer padrões comuns para a IA.
Por fim, a governante francesa advogou a necessidade de desenvolvimento de uma estrutura comum para proteger os mais vulneráveis no mundo digital da IA generativa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt