Presidente moçambicano nomeia ex-dirigente da Renamo embaixador na Santa Sé

Raul Domingos vai substituir Sérgio Nathú Cabá, exonerado pelo Presidente da República do cargo de embaixador extraordinário.

18 de julho de 2022 às 18:18
Filipe Nyusi Foto: Reuters
Partilhar

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, nomeou Raul Domingos, antigo dirigente da Renamo, principal partido da oposição, embaixador extraordinário e plenipotenciário na Santa Sé, anunciou esta segunda-feira em comunicado a Presidência da República.

Raul Domingos vai substituir Sérgio Nathú Cabá, exonerado esta segunda-feira pelo Presidente da República do cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário de Moçambique na Santa Sé, avança a nota.

Pub

Raúl Domingos foi chefe da equipa da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) nas negociações com o Governo da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), para o Acordo Geral de Paz, assinado em 1992, em Roma.

As negociações contaram com a mediação da Comunidade de Sant´Egídio, entidade ligada à Igreja Católica.

Pub

Após as primeiras eleições multipartidárias na história de Moçambique, em 1994, Raúl Domingos chefiou a bancada do principal partido da oposição na Assembleia da República, mas acabou sendo expulso da Renamo, após desentendimentos com o então líder do movimento Afonso Dhlakama, na sequência das eleições gerais de 1999.

Após a sua saída da Renamo, Domingos fundou o Partido para a Democracia e Desenvolvimento (PDD), uma força política extraparlamentar que nunca conseguiu eleger representantes para órgãos eletivos nacionais ou locais.

O político é conselheiro de Estado por nomeação do atual chefe de Estado moçambicano.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar