Procurador dos EUA para casos de assédio sexual suspenso por assédio sexual
A história do tenente-coronel Joseph 'Jay' Morse é o epítome do lema "faz o que eu digo, não faças o que eu faço".
As alegações envolvem Joseph Morse, o responsável pelo serviço especial da procuradoria do exército americano para as vítimas de ataques sexuais, violência doméstica e crimes sobre crianças.
Morse é o principal procurador do exército dos EUA para os casos de assédio sexual, mas, esta quinta-feira, foi suspenso das suas funções por, alegadamente, ter apalpado e tentado beijar uma advogada que trabalhava consigo num caso em 2001, ainda antes de Jay estar no seu cargo atual. O castigo foi aplicado esta quinta-feira, confirmaram vários membros do exército, sob anonimato, à agência noticiosa AFP.
A advogada militar alegou que Joseph Morse a apalpou e tentou beijar contra a sua vontade. Este incidente terá ocorrido em 2001, num quarto de hotel, durante uma conferência jurídica sobre ataques sexuais, em Alexandria, no Estado da Virgínia.
A suspensão do tenente-coronel representa o mais recente embaraço para os militares norte-americanos que se confrontam com uma série de ataques sexuais, o que já motivou vários apelos a mudanças radicais no seu sistema de justiça.
O caso permanece sob investigação e ainda não foi feita qualquer acusação. "Podemos confirmar que este assunto está sob investigação e que o indivíduo em questão foi suspenso das suas funções e aguarda o resultado da investigação", disse uma fonte militar, citada pela AFP.
Em 2013, os relatos de ataques sexuais entre as fileiras militares norte-americanas aumentaram 60%, com os responsáveis da Defesa a explicarem este aumento com a maior confiança que as vítimas têm em ver os seus casos serem tratados e os crimes punidos.
Uma série de casos de ataques sexuais entre os militares nos últimos dois anos ganhou tal notoriedade que o próprio presidente Barack Obama exprimiu a condenação deste tipo de práticas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt