Procuradoria inicia diligências contra Winterkorn

A investigação foi aberta devido a várias denúncias contra o maior fabricante de veículos do mundo.

28 de setembro de 2015 às 13:43
Volkswagen, Martin Winterkorn, Matthias Müller, investigação, escândalo Foto: Reuters
Partilhar

A procuradoria de Braunschweig (centro da Alemanha) anunciou esta segunda-feira que iniciou diligências contra o ex-presidente da Volkswagen Martin Winterkorn por um presumível crime de fraude pela manipulação das emissões de gases poluentes.

"O objetivo das diligências é especialmente a clarificação das responsabilidades", assegurou num comunicado o departamento central para delitos económicos da procuradoria de Braunschweig.

Pub

A investigação judicial foi aberta devido a várias denúncias contra o maior fabricante de veículos do mundo, indicou a procuradoria.

As denúncias, na maioria de cidadãos, foram apresentadas depois de terem sido divulgadas as investigações das autoridades norte-americanas, que revelaram a polémica falsificação das medições de emissões perpetrada pela Volkswagen em milhões de veículos.

Pub

O novo presidente do maior fabricante de automóveis do mundo, Matthias Müller, assegurou numa carta enviada aos cerca de 600.000 empregados do grupo em todo o mundo que vai clarificar completamente o sucedido sobre a manipulação das emissões de gases poluentes.

O grupo também anunciou no sábado que prevê reparar em breve e gratuitamente esta manipulação em todos os veículos atingidos, modelos diesel comercializados ao longo de anos em múltiplos países.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar