Puigdemont reitera vontade separatista da Catalunha
Presidente aproveitou homenagem a Lluís Companys para sublinhar que há “uma decisão que temos de tomar”.
O presidente do governo autónomo da Catalunha, que hoje tem de responder ao governo espanhol se no passado dia 10 declarou a independência daquela região autónoma, assegurou ontem um "compromisso com a democracia e a paz como inspiradores da decisão que temos que tomar".
Carles Puigdemont fez estas afirmações durante a homenagem nos 77 anos da morte de Lluís Companys, presidente catalão executado a 15 de outubro de 1940 pelo ditador Francisco Franco, seis anos depois de declarar a criação da República da Catalunha.
O atual líder catalão acusou o PP do primeiro-ministro Mariano Rajoy de "banalizar a figura de Companys" e de manter viva a legalidade franquista que permitiu a execução do presidente catalão, crime que, sublinhou, não recebeu até hoje uma condenação da parte do Estado espanhol.
Sem referir diretamente a resposta que hoje tem de dar a Rajoy, Puigdemont assegurou: "Como povo que procurará sempre a liberdade dos seus cidadãos" o governo autónomo da Catalunha reivindicará "sempre um compromisso contra a violência".
Por esta razão, instou todos os cidadãos a manterem uma atitude de civismos, serenidade, dignidade e respeito ante o que classifica como os ataques reiterados do Estado espanhol.
Rajoy prepara substituição do ‘govern’
Esta situação parece inevitável ante o desafio separatista de Carles Puigdemont.
"Já não há nada a votar ou a dialogar"
PORMENORES
Resposta indireta
Puigdemont vai responder ao ultimato de Rajoy em carta, na qual elude a questão de ter ou não declarado a independência e repete oferta de diálogo.
Banco Central
O ‘govern’ quer criar na Catalunha um Banco Central, pois pensa que a região continuará na UE e, para o efeito, precisa de uma autoridade monetária.
50 ‘mossos’ querem sair
50 mossos de esquadra (polícias catalães) querem ir para a polícia nacional devido a lista negra de não nacionalistas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt