Conheça as regiões ucranianas pró Rússia que Vladimir Putin reconheceu como independentes
Cerimónia de assinatura teve lugar em Moscovo.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu, esta segunda-feira, as duas regiões separatistas no leste da Ucrânia como entidades independentes, aumentando a aposta numa crise que o Ocidente teme que possa desencadear uma grande guerra.
Num longo discurso, Putin descreveu a Ucrânia como parte integrante da história da Rússia e disse que o leste da Ucrânia era uma antiga terra russa e que estava confiante de que o povo russo apoiaria a sua decisão.
"Acho necessário tomar uma decisão que deveria ter sido tomada há muito tempo - reconhecer imediatamente a independência e a soberania da República Popular de Donetsk e da República Popular de Luhansk", disse Putin.
Putin trabalhou durante anos para restaurar a influência da Rússia sobre as nações que surgiram após o colapso da União Soviética, com a Ucrânia ocupando um lugar importante nas suas ambições.
A Rússia nega qualquer plano de ataque, mas ameaçou uma ação "técnico-militar" não especificada, a menos que receba amplas garantias de segurança, incluindo a promessa de que a Ucrânia nunca se juntará à NATO.
Conheça a posição que os dois territórios ocupam na geografia da região.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt