Putin quer melhores relações entre Rússia e Alemanha
Encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel.
O presidente russo, Vladimir Putin, comentou este domingo que o melhor será que os "problemas deixem de ter um impacto negativo nas relações" com a Alemanha, antes de um encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel.
Putin agradeceu a visita da alemã a Moscovo para prestar homenagem aos soldados soviéticos mortos na II Guerra Mundial e posteriormente garantiu que haverá um esforço para melhorar as relações.
"Actualmente há problemas conhecidos. O melhor será que quanto antes esses problemas deixem de ter um impacto negativo nas nossas relações. Vamos esforçar-nos por isso", afirmou Putin.
Antes da reunião, a chanceler prestou homenagem aos soldados soviéticos mortos na II Guerra Mundial, em Moscovo, e apelou depois também à cooperação com a Rússia, no âmbito das tensões com a Ucrânia.
Merkel notou a importância da cooperação "mesmo em situações complicadas" e de "tentar encontrar soluções diplomáticas".
A chanceler manifestou o seu contentamento por este encontro decorrer, ao ser uma oportunidade para "discutir as relações bilaterais, as relações entre a Rússia e a União Europeia, e os acontecimentos na Ucrânia e a sua integridade territorial".
A dirigente depositou uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido, perto do Kremlim, num sinal de apaziguamento das relações institucionais, depois de se ter recusado a participar no desfile militar das comemorações russas do 70.º aniversário da vitória dos aliados contra a Alemanha nazi.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt