QI de Bush é dos mais baixos
Muitos dos seus críticos já desconfiavam, mas um estudo científico veio agora confirmar: George W. Bush é um dos presidentes menos inteligentes da História dos EUA.
Segundo Dean Keith Simonton, psicólogo da Universidade da Califórnia, o quociente de inteligência (QI) de Bush está entre os 111.1 e os 138,5, com um QI médio de 120. Estes valores colocam o QI de Bush cerca de 20 pontos atrás do seu antecessor no cargo, Bill Clinton (135,6-159) e de todos os restantes chefes de Estado norte-americanos do século XX, com excepção de Warren Harding, que ocupou brevemente a Casa Branca nos anos 20 e é unanimemente considerado como um “presidente falhado”.
NA MÉDIA
O professor Simonton ressalva, porém, que estes valores não indicam que Bush seja propriamente burro. Um QI de 120, nota o autor do estudo, é a média dos finalistas universitários dos EUA. “Ele é inteligente... certamente é esperto o suficiente para ser presidente dos EUA”, afirma o estudioso, que destaca como principais ‘falhas’ de Bush a “falta de abertura a novas experiências” e um baixo nível de “complexidade integrativa”, o que leva a “encarar o mundo a partir de uma única perspectiva – a sua”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt